No tempo das redes sociais é praticamente impossível você não ter ainda ouvindo pelo menos um destes termos.
O termo persona e público-alvo é algo amplamente discutido e nada explicado, gerando inúmeras dúvidas em quem está entrando para digital agora, por isso nós da Inusit'Art montamos esse pequeno guia para tentar sanar as suas dúvidas.
Vamos lá.
Definindo cada um deles:
O Público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes e com interesses em comum. Considerando o seu perfil comportamental. Socioeconômico e demográfico. Tem uma definição bem ampla, e não se trata de uma pessoa específica.
Já a Persona, é representada por um cliente ideal fictício. É baseada nas características e comportamentos dos seus clientes reais. A Persona é basicamente a construção fictícia de um cliente ideal.
Para definir uma persona, não basta apenas considerar aspectos demográficos e socioeconômicos, como é o caso do público-alvo. É necessário um trabalho mais profundo de pesquisa para entender também características um pouco mais subjetivas desses clientes.
Podemos incluir na criação da persona questões como:
sonhos e metas;
dificuldades que enfrenta no dia a dia;
desafios;
hobbies;
quais mídias consomem;
quem são seus ídolos;
quais suas crenças, entre muitos outros aspectos.
Qual a importância do público-alvo?
O público-alvo é uma ótima maneira de trabalhar com a segmentação do mercado.
Com ele, você entenderá quem é o foco da sua empresa, com quem você precisa se comunicar e, com base nisso, criar seus argumentos de venda.
Quando uma empresa define o público-alvo, ela descarta uma grande parcela da população que possivelmente seriam impactadas por um anúncio sem possuírem interesse algum, naquele conteúdo.
Assim, você otimiza o investimento da sua empresa e foca os seus esforços para atingir aquela parcela da população que realmente tem interesse no seu negócio e com os produtos que você está vendendo
A principal diferença entre os dois é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, enquanto a persona abrange em detalhes as características do consumidor.
É bom lembrar que não podemos simplesmente supor como seria a nossa persona., ela precisa ser criada a partir de uma pesquisa de consumidores reais
.
Podendo, assim, criar uma persona realista e assertiva.
Comments